Metadados
Título
Arquitetura sustentável?: quando o discurso não mais sustenta um futuro para a prática arquitetônica
Descrição
Para compreendermos como a produção material do edifício e da cidade acabou como um dos principais protagonistas do aquecimento global, é necessário compreendermos sua história e as narrativas elaboradas ao longo de seu processo histórico: não há como articular todas as suas dimensões se não escrutinarmos seu desenvolvimento num longo arco
de tempo, percebendo-o gestado no mesmo útero do modo de produção capitalista.
O que Rita Saramago nos traz com seu trabalho é uma rigorosa carpintaria dessa construção, ao mesmo tempo histórica e teórica: associando a trajetória do discurso que afirma a ‘sustentabilidade’ como argumento (retórico) e o percurso do que se estabeleceu, contemporaneamente, chamar ‘arquitetura sustentável’. Rita demonstra, com a ajuda de Sérgio
Ferro, como a necessidade de extração de valor – aquele que só o trabalho produz – determinou, a cada período histórico, a indústria que faz do canteiro de obras a síntese de um sem-número de processos que sugam as entranhas e corroem o planeta em todas as suas dimensões geográficas e geomorfológicas.
O que Rita Saramago nos coloca à frente, sem filtros, é nossa incapacidade, como arquitetos, de enxergarmos para além do nosso esperto jogo de volumes e formas e transparências e peles etc. Nossa incapacidade de enxergarmos que estamos ateando fogo nesse nosso único planeta, ironicamente engajados na produção do abrigo que nos permite habitá-lo.
Natureza do material / Type of material
Autor(a) / Author
Como citar / How to quote (ABNT)
SARAMAGO, Rita de Cássa P. Arquitetura sustentável?: quando o discurso não mais sustenta um futuro para a prática arquitetônica. São Paulo: Annablume, 2024.
Ano / Year
2024
# de páginas / # of pages
420
ISBN
9786556840901
Idioma original / Original language
português