Metadados
Título
Parque Anhembi: a produção de um centro de exposições em São Paulo (1963-1972)
Descrição
Esta tese pretende investigar a produção da arquitetura no período entre as décadas de 1960-70. Adota como premissa inserir-se nas questões de cunho metodológico da história da arquitetura, partindo do entendimento de que a arquitetura é fruto da dialética entre a autonomia do projeto e o estado das forças produtivas em determinado momento histórico. As reflexões aqui propostas tentam articular múltiplas relações dentro do processo da produção da arquitetura - o que significa incluir desde a concepção, o desenho, o canteiro e até mesmo seu uso - corroborando para um entendimento mais amplo, aquém da própria disciplina da arquitetura. O Parque Anhembi, um centro de exposições ligado ao turismo de negócios em São Paulo, permite analisar três níveis de produção: a industrialização da estrutura metálica, a pré-fabricação do concreto e a adoção de novas tecnologias do concreto armado executado no canteiro, temas que podem caracterizar a "pluralidade" da produção do período pós-Brasilia, ou mesmo, explicitar a preocupação construtiva que intermediava muitas pranchetas naquele momento. A possibilidade que se abre na investigação do objeto tido como uma nova centralidade urbana e a analise de como seria possível abarcar o tema das práticas projetuais naquele momento em que se fortalecia uma relação importante entre urbanismo, arquitetura, engenharia e construção no meio da busca de uma nova produção. Busca que continha um discurso político e ideológico sobre o seu tempo suscitados principalmente pelas questões urbanas evidenciadas com máxima urgência.
Description
This thesis aims to investigate architectural production between the 1960s and 1970s, adopting a methodological approach to architectural history. It is based on the premise that architecture results from a dialectic between the autonomy of the design and the state of productive forces in a given historical context. The reflections presented here seek to articulate multiple relationships within the process of architectural production—encompassing everything from conception, design, construction, and even the use of the built space—to foster a broader understanding that goes beyond the field of architecture itself.
The study takes the Parqeu Anhembi, a business tourism exhibition center in São Paulo, as an object of analysis to explore three levels of production: the industrialization of the metal structure, the prefabrication of concrete, and the adoption of new reinforced concrete technologies in on-site construction. These aspects characterize the "plurality" of production in the post-Brasília period and reveal the constructive concerns that informed many projects of that time. The investigation also considers Parque Anhembi as a new urban centrality, analyzing how design practices of that period—marked by a close relationship between urbanism, architecture, engineering, and construction—sought to establish a new architectural production. This production was shaped by a political and ideological discourse, largely driven by the urgency of the urban issues of the time
Natureza do material / Type of material
Autor(a) / Author
Como citar / How to quote (ABNT)
OLIVEIRA, Raíssa Pereira Cintra de. Parque Anhembi: a produção de um centro de exposições em São Paulo (1963-1972). 2016. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.16.2017.tde-19122016-162051.
Ano / Year
2016
Idioma original / Original language
português